idinheiro

Calculadora de melhor dia de compra no cartão

Calculadora de melhor dia de compra no cartão

Calcular o melhor dia de compra no cartão é essencial para uma boa organização financeira, além de permitir uma maior autonomia no planejamento dos gastos. Essa forma de pagamento é uma das mais utilizadas pelos consumidores, mas usar o cartão de crédito sem consciência pode trazer complicações no futuro. Por isso, é importante utilizar uma calculadora de melhor dia de compra no cartão.

Pensando em como é importante saber organizar suas compras para ter o maior prazo possível para estruturar o pagamento, além de aproveitar uma brecha que todas as administradoras oferecem. O iDinheiro preparou essa página para te ajudar a calcular o melhor dia de compra no cartão e entender porque é importante conhecer essa informação no dia a dia.

O que é o melhor dia de compra no cartão?

Continua após a publicidade

É chamado o melhor dia de compra aquele que permite ao consumidor ter o maior prazo para pagar. Ao contratar um novo cartão de crédito, as administradoras permitem ao usuário escolher a melhor data de fechamento da sua fatura. Geralmente, escolhe-se o dia próximo ao recebimento da renda, para que exista saldo suficiente para quitar o valor mensalmente.

No entanto, muitas pessoas não sabem que essa data também influencia no melhor dia de compra com o cartão. Em outras palavras, a data mais distante do vencimento da fatura que possibilita ao consumidor um planejamento mais tranquilo e eficiente dos seus gastos.

Leia também: Pagar fatura atrasada: o que fazer se você ainda não pagou o seu cartão de crédito!

Como calcular o melhor dia de compra no cartão?

Para calcular o melhor dia de compra no cartão, é necessário saber a data de vencimento da sua fatura. Isso porque as instituições financeiras realizam o fechamento mensal cerca de 10 dias antes da fatura vencer. Dessa forma, o consumidor tem 10 dias de prazo para conferir seu extrato e providenciar o valor ou outra alternativa que desejar, como pagamento mínimo ou parcelamento.

Nesse caso, para calcular o melhor dia de compra no cartão, basta conhecer a data de fechamento pois está é a data indicada para gastar. Por exemplo, se uma fatura fecha no dia 10 de cada mês, significa que seu fechamento é no dia 30 do mês anterior. Assim, o melhor dia de compra do seu cartão de crédito será no dia 30.  Isso porque a fatura já terá fechado e o valor será debitado somente depois de 40 dias, somando os 10 dias de fechamento e o vencimento do próximo mês.

icon

Dicas

Dessa maneira, o consumidor terá mais tempo para organizar a compra e planejar com tranquilidade o seu pagamento.

Por que devo saber sobre o melhor dia de compra?

Continua após a publicidade

Saber calcular o melhor dia de compra no cartão pode ajudar no seu planejamento financeiro, uma vez que você terá um período maior para se estruturar. Muitas vezes, os consumidores utilizam o cartão de crédito sem nenhum tipo de programação e acabam deixando de aproveitar o prazo extra que as instituições acabam fornecendo. Embora algumas situações exijam o uso do cartão, é recomendável planejar a próxima compra para ter mais tranquilidade no pagamento.

Assim, se você souber o melhor dia de compra, poderá ter mais autonomia na organização das suas contas e mais fôlego para pagar. Além disso, você terá mais tempo para acumular dinheiro e uma margem maior para lidar com imprevistos sem comprometer sua segurança financeira. Por isso, a calculadora de melhor dia de compra no cartão do iDinheiro te ajudará nessa jornada.

Qual é a diferença entre fechamento e vencimento da fatura?

Para calcular o melhor dia de compra no cartão, é importante conhecer a diferença entre fechamento e vencimento da fatura. O fechamento representa o término do ciclo de gastos do mês. Ou seja, quando o banco encerra a contagem mensal e passa a contabilizar um novo mês no seu cartão. É importante definir que o fechamento da fatura não acompanha, necessariamente, o tempo convencional de dias úteis do mês.

Saiba mais: Como funciona o pagamento da fatura do cartão? Conheça as opções e avalie qual é a melhor pra você!

Enquanto isso, o vencimento da fatura é a data limite para que o cliente pague o saldo correspondente do mês anterior. Depois da data de vencimento, a conta é considerada em atraso e pode acumular juros e multa. Geralmente, as administradoras de cartão trabalham com o período de 10 dias entre o fechamento e o vencimento. No entanto, não é uma regra estipulada e cada instituição tem a liberdade de trabalhar com um prazo entre ambas as datas.

O que significa “até 40 dias para pagar” no cartão de crédito?

O maior benefício de calcular o melhor dia de compra no cartão é ter 40 dias para pagar a compra, mas algumas pessoas podem não entender o que isso significa. Entretanto, o conceito é simples. Ao fazer uma compra no melhor dia, o consumidor só precisará pagar depois de 40 dias pois contabilizará o valor na próxima fatura. Por exemplo, utilizando a calculadora de melhor dia de compra no cartão, podemos simular um cliente que possui data de fechamento no dia 30 e vencimento da fatura no dia 10. Nesse caso, o melhor dia de compra será no dia 30.

Isso porque, ao comprar no dia 30, só precisará pagar no dia 10 do próximo mês pois, sua fatura já estará fechada. Enquanto isso, se ele comprar no dia 29, o valor ainda entrará na fatura daquele ciclo, e o cliente só terá 11 dias para pagar em vez de 40, contando o prazo de 10 dias entre o fechamento e o vencimento e os 30 dias do próximo ciclo.

O que acontece se eu comprar no dia de fechamento da fatura?

Caso você opte por comprar no dia de fechamento da sua fatura, estará utilizando seu cartão de crédito na melhor data e terá 40 dias para pagar aquele gasto. A maioria dos bancos realiza o fechamento a partir da meia noite, de modo que o horário da compra nesse dia não influencia na contagem. Assim, se existir a possibilidade de planejar uma compra, vale a pena esperar pelo dia de fechamento da fatura, pois o vencimento do pagamento poderá ser consideravelmente maior.

Gostou da nossa Calculadora de melhor dia de compra no cartão? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todos os nossos conteúdos em primeira mão!

Calculadoras relacionadas

Nosso compromisso de garantir os interesses dos usuários do iDinheiro em 1º lugar está descrito em nosso Código Editorial.


Gana Internet S.A. – CNPJ : 37.675.515/0001-00